Como já se sabe, o estresse de uma rotina atribulada pode prejudicar a qualidade do sono e, consequentemente, contribuir para que se tenha mais cansaço e pouca disposição durante o dia.
O que muitos ainda não sabem é que a alimentação adequada é um fator muito importante para se ter o descanso necessário para uma noite tranquila.
Isso porque existem alguns alimentos que possuem o triptofano, substância que ajuda o corpo a restabelecer o equilíbrio durante a noite por ajudar o cérebro a produzir serotonina.
Ele é encontrado, por exemplo, em carnes magras, peixes, leites e iogurtes desnatados, queijos brancos e magros, nozes, banana e leguminosas.
Os carboidratos – de fontes como pães, cereais, arroz e frutas - também auxiliam no descanso noturno, por ajudarem a aumentar os níveis de insulina no organismo.
Por outro lado, existem alguns outros alimentos que aumentam a agitação e prejudicam o sono, principalmente aqueles que são fontes de cafeína.
Os especialistas são unânimes em recomendar que chocolate, chá mate, café e refrigerantes à base de coca, além de bebidas alcoólicas, sejam consumidos, no mínimo, quatro horas antes do horário de dormir.
